Ampliação dos colégios cívico-militares no Paraná é aprovada na Assembleia

01/15/2021

12:15:40 PM

Paraná

Os deputados estaduais aprovaram em segundo turno a ampliação dos colégios cívico-militares no Paraná, nesta quinta-feira (14). A proposta encaminhada pelo Poder Executivo recebeu 45 votos favoráveis e seis contrários.

O texto segue agora para a sanção do governador do Paraná, Ratinho Junior. Como a proposta veio do Poder Executivo, o material deve ser sancionado sem vetos.

Também foram votadas nesta quinta-feira, oito emendas propostas pelos deputados a esse projeto, mas todas foram rejeitadas na votação em plenário por 43 votos a oito.

A proposta do Poder Executivo prevê que todos os colégios da rede estadual de ensino que se adequarem ao modelo cívico-militar poderão adotar esse sistema. Dessa forma, não apenas os municípios que tenham mais de dez mil habitantes poderiam adotar o sistema, mas sim qualquer cidade que conte com ao menos dois colégios estaduais situados na zona urbana.

O texto ainda aponta que cada comunidade escolar vote também que os colégios que adotarem o modelo não poderão ofertar ensino integral, técnico, educação para jovens e adultos e também aulas no período noturno.

A expectativa do Governo do Paraná é que 200 colégios da rede estadual poderão adotar o modelo cívico-militar.



Fonte: Paraná Portal/foto - Jaelson Lucas/AEN

Compartilhe