Ações de prevenção a dengue estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde de Lindoeste

11/25/2021

11:55:58 AM

Lindoeste

O Governo Municipal de Lindoeste em parceria com a Secretária de Saúde de Lindoeste está realizando até o dia 1º de Dezembro a semana “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue.

A campanha que tem como tema principal “Todos contra a Dengue” é voltada para conscientizar a população através várias ações, sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada. Para evitar a propagação do inseto é necessário que cada pessoa faça a sua parte.

É necessário fazer limpeza com frequência nos quintais, mantendo calhas limpas, garrafas de cabeça para baixo, não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, coletor de água de geladeira entre outros.

Com as chuvas mais regulares e o calor intenso nesse período do ano é recomendado eliminar todos os criadouros do mosquito, pois a dengue pode matar.

A Secretária de Saúde de Lindoeste Ediandra Borba destaca que essa ação preventiva é muito importante para que não haja surtos de dengue no município.

“É importante que todos façam sua parte se dedicando na limpeza semanal de quintais, porque à forma adulta do mosquito pode ocorrer de 7 a 10 dias, por esse motivo eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana para que o ciclo de vida do Aedes Aegypti seja interrompido”.

O primeiro sintoma da dengue é a febre alta, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza. Entre os sintomas é comum que ocorra náuseas e vômitos.


Redação: Linda FM/foto-AEN

Compartilhe